Quem somos

O Bioverniz nasceu em maio de 2025, durante o Hackathon Jornada COP+, um evento que desafiava equipes multidisciplinares a desenvolver soluções sustentáveis e tecnológicas para os centros urbanos. Unidos por um propósito comum — transformar resíduos em soluções acessíveis para a construção civil — formamos um time com perfis complementares e forte conexão com a inovação, ciência aplicada e impacto socioambiental.

Nosso projeto surgiu da inquietação com três problemas claros: o uso excessivo de vernizes sintéticos à base de petróleo, o desperdício de resíduos orgânicos urbanos e a precariedade das construções de madeira em áreas periféricas e urbanas. A partir disso, desenvolvemos um selante sustentável, feito com cascas de frutas, óleo vegetal usado e cinzas orgânicas — uma solução ecológica, segura e funcional que protege superfícies de alvenaria e madeira.


👥 Conheça nossa equipe:

  • Carlos RibeiroEngenheiro Bioquímico
    Mestre em Biotecnologia e doutorando na área, Carlos atua como pesquisador na estruturação e validação da fórmula do Bioverniz, com foco na eficiência ecológica do produto.

  • Jonas CunhaEngenheiro Bioquímico
    Com mais de 30 premiações em pitchs de inovação e 5 anos de experiência em pesquisa de gestão de resíduos, Jonas é responsável pela modelagem de impacto circular e aplicabilidade dos insumos reaproveitados.

  • Luís TeixeiraEngenheiro Bioquímico
    Mestre em Biotecnologia e doutorando, Luís contribui com as análises laboratoriais e testes de eficácia do produto, garantindo propriedades como resistência à umidade, ação antifúngica e proteção UV.

  • Marcos MeloEngenheiro de Software
    Com experiência em multinacional de mineração e mais de 4 anos no desenvolvimento de soluções web/mobile com foco em dados preditivos, Marcos lidera a construção da plataforma digital que integra rastreabilidade, indicadores ambientais e acesso ao Bioverniz em escala urbana.

  • Marcos BarbosaAdministrador
    Especialista em administração de empresas, atua na viabilidade econômica do projeto, planejamento estratégico, modelagem de negócio e parcerias institucionais.

  • Vitória SilvaEngenheira da Computação
    Especialista em design digital e metodologias Lean, Vitória cuida da experiência do usuário (UX/UI) e da organização dos fluxos de entrega da solução, garantindo que o Bioverniz seja eficiente, acessível e replicável.


Acreditamos que soluções sustentáveis não devem ser privilégio de poucos, mas um direito coletivo. E é por isso que o Bioverniz vai além de um produto: é uma proposta de transformação social, ambiental e urbana — feita por quem acredita no poder da ciência acessível e da inovação com propósito.